Home

ei-tem-alguem-aiJostein Gaarder desde sua estréia na literatura em 1986 tornou-se um dos escritores noruegueses de maior destaque em seu país e a partir de 1991, quando publicou O mundo de Sofia, ganhou fama internacional. Seus livros já foram traduzidos para mais de 38 línguas. Incrível, não?

Sua formação em filosofia, teologia e literatura faz com que seus escritos sejam sempre bem fáceis e livres de complicações, mas sempre com mensagens subliminares. Em Ei! Tem alguém ai? Ele conta a história de Mika, um menino que não é desse planeta e que se comporta de modo muito peculiar. Dentre as características mais marcantes desse menino que chupa o dedo quando não entende alguma coisa ou que abre o maior berreiro quando é contrariado está seu comportamento frente às perguntas e respostas.

Sempre que alguém lhe faz uma pergunta fascinante ele imediatamente se curva em reverência à pessoa e à pergunta, mas, ao mesmo tempo, diz que uma resposta nunca merece uma reverência, mesmo que seja inteligente e correta, nem assim devemos nos curvar para ela.

Sua justificativa para tal ação é que no lugar de onde ele vem acredita-se que as respostas são um trecho do caminho que já fora percorrido e só as perguntas podem mostrar-nos o caminho a nossa frente. Ao nos curvamos damos passagem e só devemos dá-la ao que está a nossa frente não ao que já está atrás de nós.

Ao ler esse livro aprendi muito com Mika, um extraterrestre que imagina-se tenha apenas 8 anos. Mais uma vez as crianças nos ensinam muito. Já está na hora de incorporar as nossas ações diárias ao menos parte do que aprendemos, seja com as crianças, com os livros, com os filmes ou com os adultos.

Em meu dia-a-dia tento me comportar seguindo algumas das regras do lugar de onde Mika vem, àqueles que me conhecem, por favor, fiquem à vontade para perguntar o que quiserem; nunca minto e sempre tento responder a contento.

Se puder leia o livro, uma leitura rápida e agradável. Algo leve e interessante para um final de semana chuvoso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s