Home

003-era-uma-vezEm 2007 e 2008 fiz alguns cursos sobre a arte de contar histórias no SESC e no Galpão das Meninas do Conto. Participei de todos os módulos de formação do contador de histórias das Meninas do Conto. No módulo final do curso, uma das meninas me perguntou qual era o tipo de história eu mais gostava de contar e eu respondi: “Adoro histórias de era uma vez…, mesmo se a história, originalmente, não começa assim eu adapto seu início e começo desse jeito.”

Se você também adorava as histórias que seu avô ou sua tia lhe contava fique ligado, pois em breve terá a oportunidade de ser um multiplicador da tradição de transmissão oral de histórias e conhecimento.

Durante os cursos conheci duas pessoas magníficas em muitos sentidos: Kika Antunes e Simone Grande, as Meninas do Conto. Elas já receberam prêmios da APCA, da FUNARTE e da FEMSA; fazem espetáculos e apresentações de contação de histórias que agradam a pessoas de 3 a 80 anos. Já me diverti e aprendi muito com essas duas “meninas”.
Em abril elas iniciam uma nova turma para a oficina: a Arte de contar histórias. Se você gosta de contar histórias, se faz teatro, se quer aprender a conviver ou a liderar grupos ou apenas se quer conhecer pessoas especiais faça o curso das Meninas do Conto, com ele você aprenderá muito mais do que contar histórias.

O curso tem como principal objetivo resgatar a arte do Contador de Histórias e assim formar multiplicadores potenciais desta linguagem, através de técnicas como: jogos dramáticos, conscientização corporal, pesquisa de jogos e brincadeiras tradicionais que fazem parte da nossa cultura.
Definir a figura do Contador de Histórias, trabalhando: a presença, o olhar, a credibilidade, a voz e o corpo.

Acredito que nesse curso você terá a oportunidade de, a partir de uma história narrada, entender a importância de um estudo prévio das histórias assim como criar um momento de sensibilização com as crianças, ou adultos, antes da narração das histórias.

O curso começa dia 1º de abril e terá cinco encontros de 3 horas, sempre às quartas-feiras à noite. Maiores informações podem ser obtidas em http://www.meninasdoconto.com.br/index.htm, por e-mail: meninasdoconto@uol.com.br ou através dos telefones (11) 3672.8206 ou (11) 3868.4598.

Faça o curso e conhecerá a engraçadíssima Kika Antunes e a nada séria Simone Grande. Se não puder fazer o curso fique ligado no site das Meninas do Conto e vá a uma de suas apresentações; dentre as que mais gosto está “Era uma vez e não eram duas nem três“.

Anúncios

4 pensamentos em “Era uma vez…

  1. Muito boa a dica. Gostei mais foi do seu texto. Agora que estou com um pouco mais de tempo para ler, vou ficar no seu pé. Grande abraço. Dani.

  2. Pedido: você pode comentar o filme “O beijo roubado”? Passou na TV a cabo na semana passada, mas não pude assistir por causa das obrigações. Estou interessada por causa da participação da Norah Jones, que eu adoro, mas quero saber se vale a pena.
    Outro pedido: você pode descobrir quando teremos neste Brasil brasileiro o DVD de Asterix e Obelix nos jogos olímpicos?
    Abraços. Dani

  3. Meu professor, meu ídolo!!

    Tenho vontade de seguir todas as dicas e conferir todos os filmes pra endossar todas as resenhas que encontrei no blog!

    Vai ter resenha sobre o radiohead? (tá, talvez seja pouco adequado ao blog, talvez as provas estejam consumindo todo o seu tempo… mass, masss)

    fiz a minha no meu blog! Se tiver curiosidade, esteja conviado a ler!

    Vivian, a São Paulina da H1 (que pode parecer meio maníaca, mas jura que só mantem uma adimiração saudavel por seu professor)

  4. Dani,
    Preparo o comentário de “Um beijo roubado” nesta semana e posto assim que puder.
    Gostei bastante do filme… mas maiores detalhes só depois. hehe.
    Quanto ao Asterix vou ver o que descubro e te digo.
    Beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s