Home

sertoes01A PUC-SP planeja para o próximo final de semana a VIII Jornada de literatura “Os Sertões de Euclides da Cunha”.

Entre os convidados e palestrantes estão o prof. Dr. Erson Martins de Oliveira, o prof. Dr. Francinco Foot Hardman e a profa. Dra. Edilene Matos. A jornada tem organização e mediações das professoras doutoras Maria Rosa Duarte de Oliveira, Vera Bastazin e Maria Aparecida Junqueira.

Maiores informações e programa da Jornada em http://cogeae.pucsp.br/curso.php?cod=253609&uni=SP&tip=RE&le=O&ID=6 .

A Jornada é uma atividade de complementação dos estudos literários do curso de Especialização em Literatura e do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP de que faço parte. Esse estudo faz parte das comemorações do centenário da morte de Euclides da Cunha (1866-1909). A jornada será composta por conferências e mesas redondas de especialistas convidados, que possam mostrar a repercussão dessa obra em nossa literatura e cultura. Haverá espaço para debates e conversa com os especialistas após cada palestra.

Se gosta de literatura e acha a obra de Euclides da Cunha difícil, mas muito interessante ou instigante, venha à Jornada; a naturalidade, profundidade e amor com que o prof. Erson fala da obra nos deixa cada vez com mais vontade de penetrar na leitura d’Os Sertões. Uma leitura que modifica seu modo de ver a literatura, o Brasil e o fazer literário.

A riqueza vocabular d’Os Sertões nos prende como cipós em uma entrada de mata, só um facão pode nos ajudar. Embora a leitura e a escritura seja direta, o leitor se vê preso à obra, ao mar desconhecido de palavras de seu texto. Indico a edição comemorativa editada pela Ateliê Editorial, material totalmente organizado (prefácio, notas, edição, cronologia e índices) por Leopoldo M. Bernucci com prefácio imperdível e que orienta a leitura, excelente acabamento e com mais de 3000 notas de rodapé (muito bem tratadas e de extrema importância na leitura).

Anúncios

4 pensamentos em “Jornada Literária – Os Sertões

  1. Nossa, Milton

    Que beleza esses comentários que faz e o modo como está divulgando essa atividade do nosso curso!
    Grata!
    Prof.a MRosa

  2. Não há o que agradecer… estar na PUC é muito satisfatório e depois de ter participado da Jornada me enchi de orgulho de tê-la divulgado.
    Excelentes palestras e excelentes escolhas dos palestrantes.
    Parabéns a você e a Vera pela organização.
    Milton.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s