Home

Semana passada tive minha aula inaugural do curso de mestrado em literatura e crítica literária na PUC. O tema era: a literatura e a crítica. Muito se falou sobre poesia, o papel da crítica e da palavra poética. Cida Junqueira, Maria Rosa Duarte e Noemi, como era de se esperar, foram brilhantes.

Lemos Marcelino Freire, Carlito Azevedo, Ana Luiza Amaral, Manoel de Barros e Manuel Bandeira. Falar sobre o quão interessante é ouvir a Maria Rosa falar sobre vocalidade e performance como ação corporal seria no mínimo pretencioso. Jamais conseguiria dar a vocês a impressão do que ela é capaz de perceber em textos poéticos.

Como disse Noemi, que conheci nesse dia, a poesia nos oferece uma leitura inaugural do mundo. E foi assim que fui para casa na semana passada: pensando e sentindo um pouco disso. Mais preparado que antes da aula acabei por ficar mais “atento” ao que estava a minha volta e hoje fui tocado por um poema do mineiro Mario Alex Rosa. Não vou falar sobre esse poema nem tentar fazer nenhum estudo ou análise, mas queria registrá-lo para que ele possa ser divulgado por mais esse meio.

A propósito Mario Alex Rosa tem poemas publicados nas revistas Dimensão, Inimigo Rumor, Cacto, Teresa e no Suplemento Literário de Minas. Participa da antologia O achamento de Portugal e prepara seu primeiro livro de poemas infantis.

Para não fugir à regra minha intenção era publicar o poema e só, mas acabei me estendendo… como disse Juliana Loyola: a literatura é um caminho sem volta! rs.

AO LADO DA TARDE
                  (Mario Alex Rosa)

Quando naquela tarde
depois da chuva, ao lado da janela,
olhava o arco-íris, lembrei
que aqui dentro o escuro prevalecia
longamente perto do amor

Daqueles dias recordo
as treze estrelas contadas
e a cada uma dizia:
aquela que cai infinitamente
é para lembrar de nossas alegrias. Mas
se indagar pelas outras respondo:
o amor tem ponto.

Anúncios

Um pensamento em “A poesia de Mario Alex Rosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s